Clube Embelezamento de Espašos

O clube de “Embelezamento de Espaços” reabilita alguns espaços escolares, tornando-os mais aprazíveis.

Com algumas tintas, pincéis e muita criatividade, tornamos a tua escola mais bonita. Este ano continuaremos a pintar os teus cacifos e a contribuir para a decoração da escola!

Se tens algum tempo livre e queres participar em atividades divertidas, inscreve-te junto do teu/tua diretora de turma ou com as professoras abaixo indicadas:

Professoras responsáveisCidália Alves e Margarida Marques.

Local de funcionamento Sala TM3, EVT 2

• Promover a cooperação e sentido de responsabilidade.
  • Contribuir para a ocupação dos tempos livres dos alunos.
  • Contribuir para a formação social e pessoal dos alunos.
  • Adequar meios à ideia que se pretende materializar.
  • Ser sensível ao valor estético de diferentes formas de expressão visual.
  • Experimentação de diferentes técnicas.
  • Promover a reutilização de materiais.
  • Participar em atividades que propiciem o desenvolvimento do trabalho em equipa.
  • Promover de forma lúdica, a pesquisa e a aplicação de conhecimentos.
  • Conceber e divulgar diferentes formas de expressão visual.
  • Desenvolver a criatividade e a sensibilidade.
  • Promover a sensibilidade estética dos alunos.
  • Promover a preservação de espaços e materiais escolares.
  • Colaborar com os grupos disciplinares na concretização de projetos de embelezamento.

Horário de funcionamento do clube

Segunda-feira - 13:30h às 15:05h / 16:50 às 17:35 (D. Maria II /Arnoso)

Terça – feira - 16:50 às 17:35 (Arnoso)

Quinta-feira - 15:05h às 15:50h (D. Maria II)

• Pintura dos cacifos dos alunos.
  • Cooperação com grupos disciplinares na execução de projetos para embelezamento de espaços escolares.

Regulamento

• Os alunos só podem participar no clube após preenchimento da ficha de inscrição, com a tomada de conhecimento, via caderneta, do respetivo Encarregado de Educação.
  • Número máximo de participantes: 10 alunos por sessão.
  • Serão selecionados para participar no clube os primeiros dez alunos a inscreverem-se.
  • Os alunos devem participar de forma assídua e interessada.
  • Devem saber utilizar e preservar o material existente.
  • Após 3 faltas injustificadas o aluno será excluído.
  • Igualmente os alunos que não revelarem interesse e empenho e nas atividades serão também excluídos, para darem lugar a outros alunos interessados.
  • Periodicamente o Diretor de Turma será informado da assiduidade, empenho e interesse demonstrado pelo aluno nas atividades do clube.
  • Caso se justifique e por motivos que se prendam com o aproveitamento escolar, os alunos podem deixar temporariamente de participar no clube e voltar mais tarde a participar.

Avaliação

Avaliação contínua ao longo das sessões, através da observação e apreciação dos procedimentos e resultados obtidos, com o objetivo de adequar da melhor forma os recursos humanos e técnicos disponíveis.

Registo de avaliação de atividade no final de cada período.

Avaliação final do ano letivo, através da auscultação dos professores e alunos envolvidos e da comunidade escolar em geral e elaboração do relatório final.

Esta avaliação terá como principais objetivos:

• Identificar quais as atividades planificadas que foram concluídas com sucesso;
  • Relação das atividades não concluídas ou não iniciadas;
  • Identificar as principais dificuldades surgidas;
  • Caraterizar o grau de empenho/satisfação dos alunos envolvidos;
  • Caraterizar o grau de satisfação da comunidade escolar face aos resultados obtidos.

Divulgação

• Distribuição pelas turmas, via Diretor de Turma, de um documento informativo dos objetivos, horário de funcionamento e procedimentos relativos ao Clube.
  • Afixação nos expositores dispersos pelo recinto escolar de informações relativas ao Clube.
  • Divulgação na página da escola.
  • Pré – inscrição em documento próprio e estabelecimento de contato com os professores responsáveis.
  • Divulgação do trabalho desenvolvido de forma contínua e natural uma vez que, as atividades se desenvolvem em espaços escolares, presentes na vida diária da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular. Divulgação igualmente no jornal digital, página da escola e nos expositores de fotografias do trabalho desenvolvido.

outubro de 2013

Professoras: