Clube da Floresta

Sítio do Clube: https://clubedaflorestaogaviao.blogspot.com

O Clube da Floresta, O Gavião, é uma actividade de enriquecimento e complemento curricular que se integra no PROSEPE. É um projecto de âmbito nacional, de liberdade e de vivência, desenvolvido por professores e alunos dedicados a causas nobres, apostando na formação, consciencialização, responsabilização, preservação da Floresta e na sua defesa contra os incêndios. Sob o Ciclo: “Conhecer, Sentir e Viver... a Floresta" ”, pensamos em ti. Aparece! Vem inscrever-te, pois irás ter actividades enriquecedoras e momentos inesquecíveis! Aparece e traz um amigo. A Floresta irá agradecer-te!

O tema para este ano é “Floresta, Fonte de Riqueza. ”

Hino da Floresta, O Gavião

Clube o Gavião

Ensina a amar a floresta

A tratá­-la com paixão

A estarmos sempre em festa

A floresta é uma riqueza

Que temos de defender

Dá­-nos tudo, é uma beleza

E oxigénio pra viver

Dela vamos cuidar

Ajudando-­a a crescer

Teremos um planeta

Onde seja bom viver

Somos soldados da floresta

Incumbidos da missão

Pôr o planeta em festa

E darmos todos a mão

Refrão

Por isso planta a tua árvore

Torna-­te um cidadão

Junto o teu ideal ao nosso

E a floresta será a nossa paixão!

Objetivos Pedagógicos:

• Contribuir para a formação cívica dos alunos;
  • Desenvolver o espírito de observação;
  • Fomentar a relação professor/aluno e aluno professor;
  • Desenvolver capacidades e atitudes nos jovens de modo a contribuir para a mudança de mentalidades.

Objetivos Ambientais:

-Formar cidadãos conscientes, quer em termos da problemática ambiental em geral, quer do ambiente florestal, em particular e, sobretudo, das questões ligadas à preservação e defesa da floresta contra os incêndios florestais e, ainda, responsabilizá-los pelo futuro da floresta;

• Fomentar nos jovens conceitos, princípios, valores, comportamentos e atitudes que lhes permitam viver em harmonia com os espaços de aptidão florestal, nos seus múltiplos usos;
  • Responsabilizar os jovens para que, eles próprios, sejam o veículo de transmissão dos princípios adquiridos, não só na comunidade escolar, mas também no meio onde esta se insere.

• Ministrar informação sobre o ambiente florestal;
  • Divulgar a biodiversidade animal e vegetal do meio florestal;
  • Levar os jovens a contactar directamente com os espaços florestais;
  • Identificar as espécies autóctones;
  • Formar cidadãos conscientes da importância nacional da nossa floresta.

Professores responsáveis

António Sousa – prof. Coordenador
Henrique Faria – prof. Adjunto

Actividades propostas

• Oficina da Agricultura (horta, parque florestal e plantas aromáticas);
  • Oficina da reciclagem e recuperação de materiais;
  • Participação em actividades de iniciativa distrital e concelhia;
  • Divulgação de actividades.

Actividades importantes do Clube

Brevemente!

A par destas atividades, o Clube "Gavião" ajudará, sempre que possível, na manutenção do espaço envolvente da escola.
Tendo em vista a importância da reciclagem, os alunos farão, ao longo do ano, a recolha de rolhas de cortiça e de plástico em parceria com o CEAB.
A metodologia de trabalho será a mesma do ano transato: a atividade semanal desenrolar-se-á na Casinha da Floresta, onde os alunos terão uma parte teórica em que visualizarão filmes, PowerPoint e textos, e uma parte prática, em que realizarão trabalhos práticos, assim como farão a manutenção da horta.
Acreditamos que estas atividades sejam muitos importantes para a formação de jovens cidadãos que devem ser críticos, conscientes e empenhados em causas nobres, como são a Floresta e a preservação da mesma contra incêndios.
Esperamos que sejam dinâmicas e motivadoras.

Professor Coordenador: António Sousa