Clube do Xadrex

JOGO DE XADREZ COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

O que é um Clube de Xadrez Escolar?

O clube de xadrez escolar combina atividades sociais e educacionais. Membros vêm para jogar, aprender, ensinar, rever velhos amigos e fazer novos. Os jogadores – não importam o nível de habilidade, experiência ou idade – falam uma língua comum, e uma que frequentemente não é entendida em outras áreas da vida das pessoas. As rivalidades são amigáveis; as amizades são competitivas. Um clube pode oferecer uma ampla variedade de atividades. Podem ser xadrez rápido ou jogos avaliados, ou ambos. As atividades do clube podem incluir exibições simultâneas, palestras, e aulas normais ministradas por Masters e Experts. Em condições ideais, o clube atenderá a todos os jogadores – tanto para recreação como para sérios torneios. TODOS os membros são importantes para o sucesso do clube.

Um dos jogos mais antigos e populares do mundo, o xadrez pode ser aproveitado em vários aspectos pedagógicos. A partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

O projeto Xadrez na Escola é responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipa, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um desporto que, até há tempo, era exclusividade de alguns grupos. Assim, o projeto é mais uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.

Objectivo Geral

• Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar uma melhor aprendizagem em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, aprendem a poder tomar suas próprias decisões.

Objectivos Específicos

• Desenvolver cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
  • Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
  • Além da aprendizagem do desporto, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
  • Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
  • Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
  • Utilizar-se das respetivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
  • Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.

Metedologia

A ação deve obedecer a uma sequência, para que os resultados sejam eficientes. A sequência utilizada será a seguinte:

1)   Fazer um levantamento junto à escola do material disponível para aplicação do projeto, tabuleiros e peças. Casos não existam, ver a possibilidade de aquisição dos mesmos pela escola ou por parceiros que doem ou emprestem o material para implantação do projeto;

2)   Selecionar os educandos ou turmas a serem atendidos pelo projeto;

3)   Ensinar através de projeção de imagens um pouco sobre a história e evolução do xadrez, assim como, os primeiros passos e movimentos das peças;

4)  Inserir o tabuleiro e as peças gradualmente, para que os educandos vão reconhecendo os movimentos de cada peça, com jogos específicos utilizando, aos poucos a inserção das peças, para que desta forma possam ser gravados os movimentos específicos de cada uma;

5)   Ensinar as regras do xadrez e jogadas;

6)  Fazer competições internas, dentro da sala de aula, e inseri-los em competições externas, promovendo torneios abertos na escola, e levando os educandos a participar de competições locais. Para que possam melhorar o seu convívio social e até mesmo viajar, já que muitos deles, por serem de regiões carentes de nosso município, não possuem recursos para isso.

Cronograma

O funcionamento será durante o ano letivo, consoante a tabela de horários, que pode variar de acordo com a necessidade. Em princípio, funcionará com dois tempos letivos, em dias diferentes.

Sala5

5 a 10 tabuleiros

3 a 5 Computadores

5 Relógios técnicos

Resultados a Atingir

O clube de xadrez tem interesse em incentivar e despertar a vontade pelo ensino e a prática do Xadrez na escola, por acreditar que essa atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, desenvolvendo assim possibilidades de êxito pessoal, académico e profissional. O xadrez mostra também que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e que as estimula a criar, imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las.

• Melhoria no desempenho dos alunos, bem como uma maior integração entre eles.
  • Identificar que a experiência do diálogo entre as disciplinas de Educação Física, Matemática e Física contribui para o aumento da responsabilidade e do interesse dos alunos pelas aulas, assim como sua atuação como cidadãos, para além do espaço escolar.
  • Interesse e número de participantes a cada ano ser maior.

Equipa

Responsável: professor Henrique Faria

Outros: com o tempo, cooptar outros professores.