Projeto Concelhio de Educação Parental

O Agrupamento de Escolas D. Maria II envolveu-se no Projeto Concelhio de Educação Parental, projeto levado a cabo pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o qual tem como principal missão tornar as “escolas amigas da família “.

No agrupamento foi criada uma equipa de profissionais (constituída por uma Comissária Escolar e Conselheiros de Orientação Parental), disponível para apoiar os pais no exercício dos seus papéis parentais. Esta equipa trabalha em estreita parceria com a equipa municipal da Parentalidade.

A equipa escolar para a parentalidade desenvolve um conjunto de ações, nomeadamente, aconselhamento individual (privado) e oferta de participação em programas de educação parental, que foquem formas de disciplina não violenta, que promovam relações saudáveis entre pais e filhos e que orientem os pais para comportamentos de controlo disciplinar, construtivos e positivos, adequados ao desenvolvimento da criança e jovem e respeitadores dos seus interesses e opiniões.