AE D. MARIA II PARTICIPA NA I CONFERÊNCIA NACIONAL EDUCAÇÃO STEM

Foram apresentados, na I Conferência Nacional Educação STEM, que decorreu a 17 de julho, os resultados do trabalho dinamizado em Física e Química, com os alunos da turma 9º A do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito da participação no projeto GoSTEM. Esta conferência foi organizada pelo Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Projeto GoSTEM tem como principal enfoque o estudo da influência da implementação de abordagens STEM no interesse e motivação dos alunos. A abordagem STEM integra objetivos de aprendizagem, conteúdos e práticas de três das áreas de Física, Engenharia, Tecnologia e Matemática.

Neste caso concreto, adotou-se uma abordagem de Engenharia Reversa para abordagem da eletricidade, na qual os alunos tiverem de partir da compreensão do funcionamento de um circuito oculto numa caixa mistério e também da reciclagem e reutilização de componentes elétricos de equipamentos velhos. A abordagem permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos têm oportunidade de questionar e aprender de forma empírica com atividades hands-on para descobrir novos conceitos e desenvolver novos conhecimentos. Os alunos foram desafiados a planear e desenvolver atividades práticas para aprender sobre práticas de engenharia e aprofundar conteúdos das disciplinas STEM.

Os resultados mostram que os alunos participaram ativamente nas várias tarefas propostas, em particular, naquelas que implicaram maior componente de desafio. Sentiram-se intelectualmente estimulados com as tarefas que envolveram verdadeira colaboração, criatividade e necessidade de resolver problemas.