Concurso de construção de brinquedos reutilizando material elétrico

O Clube Ciência Viva está a lançar o desafio de os alunos construírem carrinhos e barquinhos com material elétrico reciclado, que funcionem de forma autónoma, com motores, painéis solares, pilhas, etc. Trata-se de um desafio que contempla várias etapas importantes e que pretende envolver alunos, pais e avós. Este projeto tem a colaboração da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e será alargado a todos os níveis de ensino. 

1ª Etapa - Outubro 2019:
- Campanha de recolha de material elétrico avariado.Todos os alunos do agrupamento são convidados a entregar ao Diretor/Titular de Turma pequenos
equipamentos elétricos avariados que tenham em casa (batedeira, varinha mágica, secador, ferro, balança, brinquedos com motor).
- Os alunos interessados em participar no concurso devem inscrever-se junto dos Diretores/Titulares de Turma e dos professores do Clube Ciência Viva na Escola D Maria II
- Os alunos podem solicitar ajuda junto dos encarregados de educação ou outros familiares com disponibilidade (p.e., avós, irmãos mais velhos) para participar no projeto e no concurso.
2ª Etapa –Novembro 2019 a Janeiro de 2020:
- Está prevista a realização de workshops com apoio da Universidade Lusíada onde os interessados em participar no concurso irão, numa primeira fase, aprender a desmontar os equipamentos recolhidos e a
aproveitar o material elétrico que ainda funciona. Num segundo momento, receberão formação sobre a construção dos brinquedos fazendo uso do material elétrico reaproveitado.
3º Etapa - até Março de 2020
- Entrega do brinquedo, acompanhado de fotos e/ou vídeos que reportem as etapas de construção.
- Em Abril de 2020 será realizada uma Mostra/Feira de apresentação dos brinquedos.
- Haverá entrega de prémios e os melhores trabalhos serão apresentados na Mostra Nacional de Clubes Ciência Viva que decorrerá em Maio de 2020.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: