No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi elaborado um plano de ação com um conjunto de atividades que abordam os temas da Água e da Energia e que incluem atividades de informação, participação e sensibilização ambiental.

Dado que defendemos que a sensibilização deve começar desde cedo e acreditando no enorme potencial dos nossos alunos, enquanto agentes de mudança, propusemo-nos desenvolver ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de despertar atitudes de defesa e de respeito pelas questões do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

As ações de sensibilização realizadas procuram sensibilizar os alunos para:

• A importância de poupar e de não desperdiçar água nem energia elétrica;
  • Praticar a política dos 3Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar;
  • Reduzir o consumo da Água;
  • Reduzir o consumo de Energia Elétrica;
  • Reduzir a produção de lixo.

Nestas ações, os alunos puderam visionar uns vídeos sobre as temáticas já referidas. Os alunos dos 3.º e 4.º anos visionaram o vídeo “Agenda 2030” e os alunos dos 1.º e 2.º anos “A Turma da Mónica Um Plano para Salvar o Planeta”.

Depois de visionarem os filmes, os alunos foram dizendo o que pensavam sobre estas problemáticas, falaram do que faziam em casa para reduzir os recursos naturais, deram sugestões e comprometeram-se a ajudar a cumprir o Plano de Ação da escola.

Esta campanha pretendeu demonstrar como a mais pequena ação individual pode ter um grande impacto no bem-estar pessoal e coletivo, em particular, do planeta Terra, e que, com as pequenas ações do dia a dia, podemos tornar o planeta um lugar com menos desigualdades, em que todos têm acesso aos mesmos recursos da Natureza.

“As minhas ações importam!”

No passado dia 28 de novembro, os alunos das Escolas Básicas D. Maria II e de Vale do Este – Arnoso Santa Maria (AE D. Maria II), assinalaram o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), no âmbito da disciplina de Inglês, iniciativa contemplada no Plano Anual de Atividades.
Em contexto de sala de aula, foi explicada aos alunos a origem desta comemoração.
Elaborou-se um cenário recreativo da viagem dos peregrinos “ Pilgrim Fathers” (da Inglaterra até à América), acompanhado com texto e imagens alusivas ao dia. A ementa do almoço foi baseada na tradição americana, constando de sopa de abóbora, perú e batatas assados, salada de legumes, milho e, como sobremesa, doce de abóbora.
Neste almoço participaram vários elementos da comunidade escolar, reinando entre todos um clima de boa disposição.

Coordenadores: Henrique Faria e Maria Manuel Azevedo

Intervenientes: Alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo

Público-alvo: Toda a comunidade educativa

Descrição:“Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.”