No passado dia 16 de dezembro, realizou-se, na Biblioteca da Escola, a cerimónia de entrega de diplomas de participação e dos prémios, respetivamente, às equipas participantes e vencedoras do Peddypaper – Volta à Europa em Ferrovia – de VNF a Helsínquia, realizado pelo Clube Europeu da Escola Básica D. Maria II, no âmbito do concurso dos Clubes Europeus 2020-2021.

Esta atividade contou com presença da diretora do Agrupamento, Dr.ª Cândida Pinto, professoras responsáveis pelo Clube Europeu, Manuela Ventura, Paula Ferreira e Isabel Carvalho, alunos membros do Clube e de todas as equipas participantes, turmas 5ºB, 6º A, 7ºA e 8º B, num total de 30 alunos.

A entrega dos diplomas ficou a cargo dos alunos Afonso Magalhães e da Mariana Azevedo do 9º A que, ao lado da diretora, corresponderam, de forma eloquente, ao desafio proposto.

Parabéns a todos os envolvidos!

Previous Next

No passado dia 29 de setembro, os alunos do Clube Europeu da AE D Maria II dinamizaram o Peddy-Paper, VOLTA À EUROPA EM FERROVIA – Vila Nova Famalicão a Helsínquia. Este evento, realizado ao ar livre, cumprindo as normas de segurança ainda exigidas, insere-se no âmbito das atividades realizadas pelo Clube Europeu do Agrupamento e incluído na temática do concurso dos Clubes Europeus 2020-2021: “Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”.

O Peddy-Paper simulou uma viagem de comboio entre a cidade de V N de Famalicão e a capital da Finlândia, Helsínquia, com paragens obrigatórias em várias cidades europeias, Porto, Paris, Bruxelas, Berlim, Varsóvia, Vilnius e Riga. Em cada paragem houve questões obrigatórias a responder por cada equipa sobre essas cidades, as suas estações ferroviárias, os seus monumentos, o comboio e a mobilidade sustentável. Em caso de dúvida, as equipas podiam, através da leitura de um QR Code, consultar a documentação de apoio sobre a cidade em causa. Inscreveram-se dez equipas dos 2º e 3º ciclos, compostas por três elementos cada, que responderam ao quizz, munidas de telemóvel com ligação à internet em, obrigatoriamente, 60 minutos.

A atividade, embora fosse uma competição, decorreu num clima afável, de grande entreajuda e cooperação entre os elementos das equipas, não se perdendo de vista  o objetivo de chamar a atenção para a importância do transporte ferroviário enquanto promotor da sustentabilidade e do espírito de cidadania europeia.