AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. MARIA II RECEBE PARCEIROS EM PROJETO EUROPEU

Na semana de 8 a 12 de novembro, o Agrupamento de Escolas D. Maria II, na qualidade de escola coordenadora, recebeu alunos e professores de escolas de Itália e Espanha, parceiros do Projeto Eramus+ KA2, “Culture and Nature-Based Solutions for Water Management”.

Durante esta semana tiveram lugar vários eventos organizados pela Escola D. Maria II, dos quais se destacam o seminário de capacitação de professores e alunos na temática do projeto, a Visita ao Parque da Devesa e a Saída de Campo ao Rio Este, para observar, in loco, a implementação de soluções baseadas na natureza para melhoria da gestão da água dos rios. Estas atividades, fundamentais para ajudar os parceiros a integrar este tópico das Nature-Based Sulutions (Soluções Baseadas na Natureza), de grande potencial na promoção de projetos em contexto educativo, decorreram com a colaboração e apoio técnico da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A escolha desta temática, por parte do Agrupamento de Escolas D. Maria II, surge da experiência decorrente do envolvimento prévio em dois projetos da Comissão Europeia, cujo objetivo é incentivar a integração da temática das Nature-Based Solutions no currículo das escolas europeias, mobilizando para tal, vários professores que contribuíram para a publicação de vários materiais pedagógicos, já disponíveis no repositório Scientix. As “Nature-Based Sulutions”, segundo definição proposta pela Comissão Europeia, podem ser definidas como “soluções inspiradas e apoiadas pela natureza, que são económicas, fornecem simultaneamente benefícios ambientais, sociais e económicos e ajudam a construir resiliência. Essas soluções trazem os mais diversificados recursos e processos naturais para as cidades, paisagens e zonas ribeirinhas, por meio de intervenções sistémicas e com eficiência de recursos, adaptadas localmente”.

No entendimento dos parceiros deste projeto, a resolução de problemas ambientais, para além de poder tirar partido das soluções apresentadas pela própria natureza, não pode descurar a identidade cultural local, daí a proposta da temática inovadora deste projeto e a escolha de parceiros que partilham da mesma matriz cultural mediterrânica.