AE D. Maria II participa em Mobilidade Erasmus a Sevilha

As atividades em mobilidade do projeto "Culture and Nature-Based Solutions for Water", realizadas em Sevilha no IES Pepe Ruiz Vela, decorreram de 27 de março a 1 de abril, tendo participado 9 alunos dos 7º e 8º anos da Escola D. Maria II, acompanhados por 3 docentes.

O primeiro dia, domingo, foi inteiramente dedicado à viagem e ao reconhecimento da localidade que acolheu os alunos das três escolas envolvidas no projeto: AE D. Maria II, Instituto Compreensivo 2 Frosinone (Itália) e IES Pepe Ruiz Vela (Espanha).

No segundo dia, já na escola anfitriã, os alunos, após terem sido recebidos pelos seus colegas do IES Pepe Ruiz Vela, realizaram uma atividade de Ice-Breaking chamada “Lady Bug” onde, divididos em grupos de trabalho mistos, falaram sobre os gostos que têm em comum. Depois, seguiu-se uma visita ao Rio Guadalquivir, onde os alunos puderam observar o sistema de irrigação, com recurso a canais e aquedutos. Houve ainda tempo para visitar o centro de Villaverde del Río e a Igreja da "Purrissima Concepcíon". Após uma longa caminhada, os alunos conviveram e disfrutaram de um almoço-convívio, onde puderam experimentar pratos tradicionais da região da Andaluzia. Depois do repasto, os alunos trabalharam nos Blogs e eBooks destinados a disseminar o que aprenderam durante a atividade da manhã. Estes materiais, elaborados de forma colaborativa, foram também partilhados na página do projeto eTwinning.

A terça-feira, dia 29 de março, foi inteiramente dedicado a uma visita cultural a Sevilha, que incluiu a Universidade de Sevilha, a Catedral, o Arquivo Geral das Índias, onde viram as escadarias monumentais da Lonja de Mercadores de Sevilha e uma cópia do Tratado de Tordesilhas, o Hospital da Caridade, a Ponte de Alamillo de Santiago Calatrava, o Cais de Triana, entre outros locais de interesse da cidade.

No quarto dia, os alunos realizaram uma caminhada no Trilho da “Mesa Redonda”, uma área de grande interesse paisagístico e natural, localizada ao redor de “Siete Arroyos”. Trata-se de uma zona de montado de carvalhos e olival, que passa pela Ermida de Águas Santas, onde os alunos puderam observar várias espécies de aves, como a Garça-Vaqueira, a Garça-Branca-Pequena e a Garça-Real. Tiveram ainda oportunidade de observar o sistema de irrigação construído pelos presos políticos na década de 50 do século passado e que assegura a água às áreas de cultivo que existem naquela região. O final do dia foi dedicado ao registo nos Blogs de cada grupo de trabalho.

Na quinta-feira foi organizada pelos parceiros uma visita a San Nicolás del Puerto, próximo de Constantina, onde os alunos puderam observar a nascente do Rio Hueznar, na Serra Norte. Nesta zona de densa vegetação ribeirinha foi possível observar o borbulhar da água na nascente do rio e depois, uns metros mais abaixo, a forma como as mesmas águas dão origem a bonitas cascatas, apenas acessíveis por trilhos de acesso um pouco difícil.

Depois seguiu-se uma simples, mas emotiva cerimónia de encerramento e a entrega dos certificados de participação.  A próxima mobilidade deste projeto terá lugar em outubro de 2022 e será a Itália.