Projeto Erasmus KA2 Together for a Green Europe 1º Dia Mobilidade a Gubbio - Itália

A atividade de mobilidade decorreu na “Scuola secondaria de 1º grado – Mastro Giorgio-Nelli” , tendo as várias delegações que integram este projeto sido recebidas por toda a comunidade escolar, que aguardavam a sua chegada no recinto escolar.

Os parceiros envolvidos neste projeto – Itália, Portugal, Turquia, Tenerife (Espanha) e Roménia foram apresentados e seguiu-se um espetáculo de danças tradicionais de cada país. Ressalve-se que a equipa Romena apresentou a sua contribuição através de videoconferência.

De seguida as equipas apresentaram os seus projetos, tendo os alunos portugueses realizado uma excelente apresentação do trabalho desenvolvido, previamente no âmbito do tema “Nothing is lost, nothing is created,everything is transformed”.

Já noutra escola, todos interagiram de uma forma salutar, num momento de convívio onde houve música, danças sendo oferecido um lanche.

A escola anfitriã ofereceu a todos os países parceiros um saco contendo informações sobre Gubbio e um presente elaborado pelos alunos italianos feito com materiais recicláveis.

No período da tarde foi realizada uma visita à Basílica de Santo Ubaldo, patrono de Gubbio, cujas festividades se celebram, anualmente, a 15 de Maio, com uma festa que mobiliza toda a população.

No final da tarde os parceiros foram gentilmente recebidos pelo Presidente da Câmara de Gubbio, Filippo Mario Stirati, que salientou a importância da implementação dos projetos ERASMUS, que, a seu ver, permitem a valiosa troca de experiências e saberes entre os jovens de diferentes países e culturas, potenciando assim o desenvolvimento do verdadeiro espírito de cidadão global.

Para finalizar as atividades do dia, houve tempo para conhecer a famosa Fontana del Bargello conhecida como “a fonte da loucura”.

A comunidade escolar recebeu os parceiros de forma calorosa, desenvolvendo-se as competências sociais, linguísticas e culturais dos alunos.