O terceiro dia foi recheado de aprofundamento e partilha de experiências sobre abordagens pedagógicas que permitam fazer face às necessidades de alunos com caraterísticas associadas ao espectro do autismo.

O trabalho teve como foca as dificuldades inerentes e outras características, nomeadamente a importância de manter rotinas e dos detalhes e a dificuldade de estes alunos de entenderem linguagem corporal a importância de manter rotinas e dos detalhes e a dificuldade destes alunos de entenderem linguagem corporal.

No segundo dia as nossas participantes deram-nos conta das aprendizagens do dia. Passada a fase de apresentação, os trabalhos centraram-se na abordagem de diferentes metodologias de Educação a aplicar a alunos “diferentes”, nomeadamente: Educação Exclusiva; Educação Integrada e Educação Inclusiva. Após discussão partilhada, concluímos que o ideal seria algo entre a Educação Integrada e Inclusiva.

A ordenação dos candidatos teve em conta os critérios de seleção publicitados na página do Agrupamento e as opções indicadas por cada candidato no formulário de inscrição.
Houve a preocupação em selecionar para cada curso estruturado um grupo representativo da diversidade do agrupamento. Em caso de igualdade de circunstâncias, foi dada prioridade aos docentes do Quadro do Agrupamento.
Deu-se particular atenção à adequação de cada docente selecionado à temática do curso ao qual se candidatou.
Na ordenação dos candidatos para cada uma das mobilidades foram considerados apenas os opositores a essa mobilidade e retirados os docentes já selecionados para mobilidades diferentes.
Para cada mobilidade são indicados suplentes de entre o grupo dos candidatos a essa opção que não obtiveram colocação em nenhuma outra.

De 11 a 16 de novembro terá lugar a participação de três docentes do nosso agrupamento no Curso de Formação Estruturado “Designing Inclusive Learning Environments”, que se realiza em Florença, itália.

Diariamente, as docentes Ana Margarida Lemos, Margarida Marques e Maria Manuel Azevedo, farão chegar uma página do seu Diário de Bordo, onde fazem uma reflexão conjunta sobre as aprendizagens do dia.

O primeiro dia foi dedicado à apresentação dos participantes, suas escolas e países. As professoras do nosso agrupamento apresentaram o pequeno filme que haviam preparado com um resumo das atividades que cada uma delas tem vindo a dinamizar.