DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE COMEMORADO NA EB CONDE DE ARNOSO

A 23 de novembro, comemora-se o Dia da Floresta Autóctone. Esta data é a mais adequada para a sementeira ou plantação de árvores, de acordo com as condições climatéricas dos países mediterrânicos, como é o caso de Portugal, constituindo uma alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado inicialmente para os países do Norte da Europa.

Para assinalar a data e reforçar a importância de uma floresta resiliente e resistente, o projeto Eco-Escolas da Escola Básica Conde de Arnoso, representado pelos alunos 1.º ciclo e pelos alunos do Jardim de Infância do Altinho, fizeram uma plantação de árvores autóctones. Foram plantados alguns carvalhos e medronheiros nos espaços escolares, cedidos pelo gabinete de sensibilização ambiental do município de Vila Nova de Famalicão.

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território; por isso, são mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.

Esta iniciativa tem como objetivo, não só o embelezamento dos espaços escolares, mas também promover a importância das florestas naturais, bem como a sua conservação, nomeadamente, das espécies que fazem parte do património natural.

A Equipa Eco-Escolas.