Regresso da Feira de S. Martinho do Agrupamento de Escolas D. Maria II traz centenas de visitantes

No passado dia 11 de novembro, realizou-se a já tradicional Feira/Magusto de S. Martinho nas Escolas Básicas D. Maria II (Gavião) e Conde de Arnoso (Arnoso Sta. Maria).          Centenas de pessoas, família e comunidade local dirigiram-se às respetivas escolas para comprar os produtos frescos e curiosidades que os alunos apresentaram.

Esta iniciativa. cujos protagonistas são os alunos, que vão desde o pré-escolar até ao 9ª ano, tem vindo a destacar-se nas atividades deste agrupamento.

Estes recolheram os produtos com a ajuda dos pais, avós e demais familiares, para que a sua bancada estivesse repleta. No dia, as tarefas foram distribuídas e todos contribuíram para que tivessem boas vendas. O seu espírito empreendedor, introduzindo novos produtos na feira, sobretudo na área da alimentação, nomeadamente doces caseiros, bolos, pão de milho, etc., tem vindo a caracterizar este evento.

Esta iniciativa permite um grande espírito de solidariedade bem como o desenvolvimento e aplicação de competências fora da sala de aula.

O sucesso deste evento deveu-se também à colaboração dos diretores de turma, educadores de infância, professores titulares e demais professores, bem como dos auxiliares de ação educativa.

Esta atividade foi já galardoada com o selo “Escola Amiga das Crianças”, na categoria  “Envolvimento Família/Comunidade”, uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebam e concretizem ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar, além de fazer parte do projeto intitulado EMPREENDIPÉDIA: Dicionário de Educação para o Empreendedorismo concebido  na sequência da preparação do livro  Portugal Empreendedor  e da constituição do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania da autoria do Professor Doutor Jacinto Jardim. Foi também alvo de uma excelente reportagem da comunicação social no Famalicão TV: https://www.facebook.com/famalicaocomunicacaosocial/videos/431304962522330

A Coordenadora e Subcoordenadora dos Diretores de Turma

Adelaide Lima e Estela Faria