VIAGEM AO SOL

Os alunos das turmas I, J e L do 9.º ano da Escola Básica Conde de Arnoso do Agrupamento D. Maria II assistiram ao documentário "Viagem ao Sol", no dia 2 de dezembro, na Casa das Artes, em Famalicão.

Esta atividade, integrada no programa educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo”http://www.famalicaoeducativo.pt/_de_famalicao_para_o_mundo_contributos_da_historia_local enquadra-se no Projeto Interdisciplinar Interculturalidade, em que os alunos estão envolvidos, bem como as professoras de Cidadania e de Português, em articulação com o Projeto Cultural de Escola.

Antes do visionamento do documentário, o realizador lançou um desafio a todos: 3 perguntas a que teriam de responder no final!

Houve consenso em relação ao valor desta iniciativa que levou os alunos ao encontro de testemunhos, experiências, emoções e afetos reais e vivenciados em tempos de guerra, como os atuais! Levou-os ao SER! Ainda a distância e a superação protagonizadas por crianças que surgiram na tela como adultos sintonizou-os com o FAZER e SABER FAZER, isto é, com os podcasts que estão a realizar a partir da Exposição “Crianças Cáritas – do Mundo para Famalicão” que esteve, em setembro, na biblioteca da escola.

Esta foi uma viagem que conecta a educação com a vida que pulsa do lado de fora!

Alunos e a professora de Português