PALESTRA SOBRE “SAÚDE MENTAL DOS JOVENS – QUE DESAFIOS? QUE RESPOSTAS”

No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, realizaram-se duas palestras subordinadas ao tema “Saúde mental dos jovens - que desafios? Que respostas?”, nos passados dias, 15 de novembro de 2022 e 13 de dezembro de 2022, pelas 10h. na EB Conde de Arnoso e pelas 11h30 na EB Dª Maria.

Quisemos que as palestras tivessem oradores com visões diferentes sobre o tema em análise, tendo a escolha recaído sobre a Dr.ª Tânia Pinto (Psicóloga clínica na Unidade de Crianças e Adolescentes do Serviço de Consultas da Faculdade de Psicologia da Universidade Porto) e o Dr. Pedro Oliveira (Vereador do Desporto, Associativismo e Cultura na Câmara Municipal de Famalicão). Participaram nesta atividade alunos de várias turmas do 2º e 3º ciclos de escolaridade. Esta foi uma oportunidade de, através de diferentes perspetivas, educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; incentivar a reflexão e debate sobre o tema e estimular a capacidade de expressão e argumentação.

Os alunos demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões.