Previous Next

𝕆𝕤 𝕄𝕚ú𝕕𝕠𝕤 𝕒 𝕍𝕠𝕥𝕠𝕤 estão de volta! Trata-se da sétima edição desta iniciativa, organizada pela ℝ𝕖𝕕𝕖 𝕕𝕖 𝔹𝕚𝕓𝕝𝕚𝕠𝕥𝕖𝕔𝕒𝕤 𝔼𝕤𝕔𝕠𝕝𝕒𝕣𝕖𝕤 e pela 𝕍𝕀𝕊Ã𝕆 𝕁ú𝕟𝕚𝕠𝕣, que visa promover o desenvolvimento de 𝕔𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥ê𝕟𝕔𝕚𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕝𝕖𝕚𝕥𝕦𝕣𝕒 e de 𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕒𝕟𝕚𝕒 𝕒𝕥𝕚𝕧𝕒, num projeto que permite perceber aos alunos para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Caros 𝕒𝕝𝕦𝕟𝕠𝕤 𝕕𝕠 𝟚.º 𝕔𝕚𝕔𝕝𝕠, no dia 7 de março, votem para ajudar a eleger os livros mais fixes!

Natália Paiva

Previous Next

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo da EB Louro/Mouquim dinamizaram a atividade Cantar de Reis/Chá dos Avós, no dia 23 de janeiro, no Centro Paroquial do Louro, para todos os seus avós. 

Os alunos cantaram os Reis e dançaram músicas tradicionais e populares portuguesas, procurando relembrar as tradições da juventude dos seus avós. 

No final das atuações, a Associação de Pais da escola ofereceu um bolo comemorativo a todos os presentes. 

            Este primeiro encontro intergeracional, após a pandemia, foi realizado, não na escola, como era habitual, mas no Centro Paroquial do Louro, para que todos os avós pudessem assistir ao espetáculo com maior conforto e visibilidade. 

            Como sempre, foi grande a adesão dos Avós, que foram agraciados com uma pequena lembrança elaborada pelos seus netinhos. 

            A escola agradece a colaboração sempre presente da Associação de Pais e de toda a comunidade escolar e educativa, na realização desta atividade, que já faz parte do ADN da mesma. 

            Um agradecimento especial à professora de Danças Urbanas das AEC, Joana Claro, que coreografou e ensaiou as danças apresentadas por todas as turmas do 1.º ciclo e aos professores de Música do CCM, Ana Maria e João Paulo Guedes, que trabalharam e acompanharam os alunos dos 3.º e 4.º anos, na apresentação de canções de Reis. 

            Um encontro de gerações unidas pelo carinho, pelo afeto, pelo amor imenso de avós e netos. 

A Coordenadora de Escola,

Assunção Santos

Previous Next

            A Biblioteca Escolar (BE) da Escola Básica de Vale S. Cosme foi um sonho há muito sonhado e finalmente concretizado.

            A inauguração da BE de Vale S. Cosme, ocorreu no dia 10 de janeiro de 2023, pelas 11h30m.  Assim, foram convidados para a inauguração todos os parceiros envolvidos na concretização deste objetivo da comunidade escolar e que embelezaram, ainda mais, este dia. A saber: Rede de Bibliotecas Escolares; Agrupamento de Escolas D. Maria II; Câmara Municipal de Famalicão; Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco; Junta de Freguesia de Vale S. Cosme e Associação de Pais.

            O tão ansiado ato do descerrar da placa de inauguração foi protagonizado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Dr. Mário Passos e pelo Presidente da União de Freguesias, Bernardino Martins.

            A abrilhantar a cerimónia, entre músicas, cânticos e declamação de poemas pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo da escola, pairava um ar de alegria e um clima de felicidade.

            Para finalizar o agradecimento à Associação de Pais pela oferta dum espetacular acrílico que perpetuará este dia e à Biblioteca Itinerante que se deslocava à escola para levar os livros e a leitura aos alunos, serviço prestado pela conhecida “carrinha amarela” da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Bem Hajam! Muito Obrigado!

O Professor Bibliotecário

Rui Soares

 

Neste Natal,  em que a Paz, a Harmonia e os Afetos são vitais e desejáveis, os docentes do Grupo Disciplinar de Inglês, em articulação com a Biblioteca Escolar e com a colaboração de outros colegas do Departamento de Línguas, exploraram a Ferramenta Digital Voki.com, preparando um vídeo com mensagens natalícias plurilingues dirigidas a toda a Comunidade Famalicense e ao mundo.
Sendo uma atividade inclusiva ao nível das línguas, foi também inclusiva com a participação dos alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA) das duas escolas do Agrupamento. 
Votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo tal como o desejamos!

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: