Previous Next

Um grupo de alunos do 9ºAno da Escola D. Maria II, acompanhados por professores, participou na segunda mobilidade do Projeto Erasmus Exchange for Change em Vireux Wallerand, França, entre os dias 17 e 22 de outubro passado.  Esta parceria da nossa escola com congéneres de França, Finlândia e Suécia visou especificamente a proteção da floresta e a reciclagem do papel, numa perspetiva de implementação de práticas de sustentabilidade ambiental.

O programa de trabalho para este evento começou pela apresentação dos participantes e a visita à escola anfitriã, localizada na região das Ardenas- Champagne, junto à fronteira belga. Durante a semana, os alunos das diversas escolas envolvidas participaram no normal dia de aulas do Collège Charles Bruneau, experienciando, através do trabalho partilhado, o conhecimento e a compreensão de outras culturas, melhorando as suas competências linguísticas e reforçando a tolerância e o sentimento de pertença europeia.

Das atividades desenvolvidas nesta mobilidade, destacamos as palestras temáticas e as atividades culturais. A semana iniciou-se com uma sessão dinamizada pelos técnicos ambientais do Parc Naturel Regional des Ardennes, seguida de uma caminhada e visita guiada ao parque natural, onde se realçou a importância da preservação da floresta e o seu papel no combate às alterações climáticas, não se olvidando a necessidade de preservar a flora autóctone, mais resistente ao flagelo do fogo. Nesta floresta, foi possível observar, ainda, marcas dos bombardeamentos sofridos durante a 2ª Guerra Mundial.

            Houve oportunidade de visitar o Instituto Internacional da Marionete, localizado em Charleville-Mézières, capital das Ardenas. Nesta escola superior artística, o grupo internacional teve o ensejo de assistir ao ensaio de um espetáculo com máscaras, dirigido pelo realizador residente, assim como observar o fabrico de diferentes espécies de marionetes, onde se usam grandes quantidades de papel, visionando-se a reciclagem deste material. Houve, ainda, lugar a uma visita ao Museu de Charleville, dedicado à história desta importante região francesa e também à memória do fabrico artesanal de marionetes, motivo da fama europeia daquela cidade.

            Do programa da mobilidade, fez também parte uma importante visita à Universidade de Ciência de Reims, especificamente ao seu Laboratório de Pesquisa Molecular e Atmosférica, onde houve encontros com diversos cientistas que palestraram e conversaram com o grupo, explicando as diversas pesquisas e projetos em curso, colocando sobretudo a tónica na questão da pegada carbónica e das alterações climáticas, realçando aos jovens a responsabilidade que todos temos em tomar atitudes sustentáveis, contribuindo, assim, para a preservação do nosso planeta. A importante catedral gótica de Reims não foi esquecida, pelo que ali se realizou também uma visita, guiada por historiadores locais.

Em atividades conjuntas na escola francesa, os alunos mostraram o trabalho realizado nas escolas nacionais para este projeto, cujo objetivo principal é a implementação de atitudes mais sustentáveis, e, em grupos internacionais, efetuaram diversas apresentações sobre as aprendizagens feitas durante a semana, que partilharam com todo o grupo.

            Esta mobilidade foi plena de aprendizagens enriquecedoras e de estreitamento de laços, que os alunos da Escola D. Maria II não esquecerão e que, certamente, terão impacto no seu futuro.

Importa, ainda, registar que o próximo encontro do Projeto Erasmus Exchange for Change terá lugar na Suécia e será dedicado ao consumo energético.

 

Pelo grupo Erasmus

Maria Manuela Ventura

 

Previous Next

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Escola Básica Conde de Arnoso dinamizou, entre 17 e 19 de outubro, várias sessões de aplicação de conhecimentos destinadas aos alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade.

            Esta atividade resultou da ação conjunta do grupo disciplinar de Educação Física, de Ciências Naturais, do Projeto de Promoção de Educação para a Saúde e do Projeto Eco-Escola, com o Projeto Nutre Jovem do Pelouro da Juventude, da Câmara Municipal de V. N. De Famalicão.

            Através do jogo “NUTRE JOVEM”, os alunos identificaram fatores associados a um estilo de vida saudável e adquiriram mais conhecimentos no âmbito da Alimentação e Saúde, abordando as seguintes temáticas: Nutrição e Desporto; Alimentação Saudável; Alimentação Sustentável e Planetária e Alimentação Vegetariana.

Previous Next

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a 17 de outubro, os alunos do 1º ciclo da EB Conde de Arnoso colocaram em destaque um alimento fundamental - o pão - realizando diversas atividades, nomeadamente: uma oficina de fabrico, a entoação de uma canção alusiva ao pão, a animação de melodias diversas com gestos e a ilustração do Ciclo do Pão.

            A oficina do pão foi orientada pela Senhora Amélia, avó e tia de alunas do 1º ciclo que, junto do forno a aquecer, explicou como obteve a massa para cozer, de seguida, várias broas. Amassou previamente, na masseira, uma mistura de farinha de milho, de centeio e de trigo com água morna e fermento, que deixou a levedar.

            Pronta a massa, a Senhora Amélia começou a fazer, diante dos alunos, pequenas broas, que foi metendo no forno, em várias séries.

            Enquanto os alunos esperavam, cantaram a canção “Na caixa do pão”, acompanhando a melodia com gestos. Depois de aprenderem e ensaiarem a letra e a música, formaram dois coros e foram cantando em cânone, sendo um grupo orientado pelo professor Bráulio e o outro pela professora Isabel. Seguiram-se outras canções e animações, para entretenimento de todos.

            Quando a Senhora Amélia concluiu a cozedura de todas as broas, os alunos aproximaram-se, ordenadamente, da mesa e receberam uma pequena broa, com a qual se deliciaram.

            E foi deste modo que a escola assinalou o Dia Mundial da Alimentação, procurando envolver a comunidade local na construção de uma relação positiva de harmonia, de respeito, que se reveste de grande importância para o alcance de um objetivo essencial: o desenvolvimento integral de cada aluno.

Previous Next

Na tarde da passada segunda-feira, 16 de outubro, foi apresentado no Pequeno Auditório da Casa das Artes, o resultado da oficina Entre as Imagens, realizada na Escola D. Maria II, com condução de Tânia Dinis, com uma turma do 5.º e outra do 9.º ano. Uma sessão que contou com a presença dos alunos participantes, da Direção do Agrupamento, de professores e técnicos, mas também de familiares dos alunos, que contribuíram com imagens e sons na relação com o património de memórias de quatro filmes rodados no território de Famalicão:
Nacional 206 de Catarina Alves Costa (2008), Famalicão de Manoel de Oliveira (1940), A Terra e o Homem de Manuel Guimarães (1969) e Revolução Industrial de Frederico Lobo e Tiago Hespanha (2014).
Saliente-se a excelente participação dos alunos, professores, assistentes operacionais, técnicos e familiares nesta atividade que se enquadra na sessão para escolas dos 2.º e 3.º ciclos, no âmbito do CLOSE-UP(www.closeup.pt)
Fotos cedidas pela Casa das Artes
Previous Next

O Día de la Hispanidad, feriado em Espanha, foi o “pretexto” para os alunos de Espanhol do 7.º ano (turmas A, G, J e L) visitarem a Galiza. A propósito da viagem, que permitiu, a 12 de outubro de 1492, o encontro entre a Europa e a América, visitaram a réplica de uma das caravelas que fez parte da armada de Cristóvão Colombo e conheceram as esculturas do monumento Encuentro entre Dous Mundos.

                Também houve tempo para pensar na importância das línguas. A visita ao Museu Verbum ou Casa das Palabras cumpriu com um dos objetivos desta “viagem”: promover uma reflexão sobre a comunicação humana, quais as formas de que nos servimos para nos aproximarmos, para nos encontrarmos.

                Foi um dia recheado, que contou sobretudo com a simpatia do tempo, o que contribuiu para tornar o dia 12 de outubro de 2022 um dia inesquecível!

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: