“O Clube da Matemática”, destina-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e decorrerá na sala 5 (Sala da Matemática), durante todo o ano letivo. As diferentes atividades matemáticas aí sugeridas pelo grupo disciplinar de Matemática, terão como principal objetivo, promover o sucesso dos alunos, encontrando formas de proporcionar a Matemática a todos, ajudando-os a desenvolver a sua própria compreensão.

Foram apresentados, na I Conferência Nacional Educação STEM, que decorreu a 17 de julho, os resultados do trabalho dinamizado em Física e Química, com os alunos da turma 9º A do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito da participação no projeto GoSTEM. Esta conferência foi organizada pelo Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Projeto GoSTEM tem como principal enfoque o estudo da influência da implementação de abordagens STEM no interesse e motivação dos alunos. A abordagem STEM integra objetivos de aprendizagem, conteúdos e práticas de três das áreas de Física, Engenharia, Tecnologia e Matemática.

Neste caso concreto, adotou-se uma abordagem de Engenharia Reversa para abordagem da eletricidade, na qual os alunos tiverem de partir da compreensão do funcionamento de um circuito oculto numa caixa mistério e também da reciclagem e reutilização de componentes elétricos de equipamentos velhos. A abordagem permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos têm oportunidade de questionar e aprender de forma empírica com atividades hands-on para descobrir novos conceitos e desenvolver novos conhecimentos. Os alunos foram desafiados a planear e desenvolver atividades práticas para aprender sobre práticas de engenharia e aprofundar conteúdos das disciplinas STEM.

Os resultados mostram que os alunos participaram ativamente nas várias tarefas propostas, em particular, naquelas que implicaram maior componente de desafio. Sentiram-se intelectualmente estimulados com as tarefas que envolveram verdadeira colaboração, criatividade e necessidade de resolver problemas.

Os alunos do 9º A desenvolveram um projeto construção de brinquedos elétricos com base em componentes retirados de brinquedos ou eletrodomésticos que já não tinham uso. Esta tarefa fazia parte das atividades propostas no âmbito do Projeto GoSTEM, no qual o Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão tem estado envolvido. 

 

Pág. 1 de 7