AE D. Maria II vence concurso para alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Tendo em conta o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico e secundário, e ensino profissional, através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi lançado em outubro de 2021 o concurso para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, que na primeira fase de criação dos Clubes Ciência Viva na Escola, já havia aderido à rede, com um clube em funcionamento desde 2018 na escola sede, responsável pela dinamização de inúmeras atividades junto da comunidade educativa (ver Blog Ciência no Pátio da Nossa Escola http://miudosbioconcientes.blogspot.com/), algumas delas de reconhecido mérito e agraciadas com prémios em diversos concursos, vê agora reforçada a sua posição.

Tendo em vista o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi elaborada e aprovada a proposta denominada “Ciência por Miúdos” a funcionar na Escola Conde de Arnoso. A proposta foi avaliada com a pontuação máxima e será disponibilizada a verba necessária para a implementação de um espaço educativo inovador, destinado ao pré-escolar e o 1º ciclo, tendo como foco temático a integração das ciências fundamentais com a arte e a tecnologia, em particular com recurso à programação e robótica, procurando desde tenra idade o desenvolvimento de pensamento computacional e o recurso às tecnologias, como forma de aprender a resolver problemas complexos, apenas passíveis de serem resolvidos através de abordagens interdisciplinares, como é o caso daqueles que a humanidade enfrenta atualmente.

Será, assim, criado um espaço de educação não formal, baseado no modelo de ambiente educativo ativo e inovador, a funcionar em local devidamente identificado pela comunidade, onde a aprendizagem das ciências e tecnologias possa ocorrer de forma sustentada, mas adaptada à faixa etária do público-alvo que se pretende atender. Este espaço, pretende também ser o “motor” da inovação curricular na escola e no agrupamento, na medida em que irá gerar dinâmicas e sinergias potenciadoras de abordagens interdisciplinares, com enfoque STE(A)M, desafiando docentes e alunos a dinamizar outros projetos que não fiquem circunscritos aos muros da sala do clube.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II vê assim reforçada a sua posição enquanto escola promotora de literacia científica, não só dos seus alunos, mas também da comunidade onde se insere, com a integração de dois clubes na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva.