Atividades Ciência Viva no AE D. Maria II baseadas no kit “PoluirNão”

Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II dinamizou um conjunto de atividades em parceria com o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.

Foram dinamizados workshops destinados aos alunos do 8º ano da Escola Básica Conde de Arnoso e Escola EB 2,3 D. Maria II. Esta iniciativa contou com a colaboração dos docentes de Ciências Naturais que lecionam este ano de escolaridade em ambas as escolas.

Os workshops dinamizados tiveram por base o kit “PoluirNão”, que faz parte da Oferta Educativa do Curtir Ciência e permite explorar alguns dos impactos ambientais causados pela ação humana, em particular, os que se prendem com a contaminação das águas por ação de plásticos de diferentes densidades, o efeito dos mioplásticos, a questão das descargas poluentes e consequente contaminação das águas dos aquíferos por infiltração, o efeito dos óleos sobre a biodiversidade, em particular a biodiversidade marinha, e a origem das chuvas ácidas e seus efeitos.

Apesar das restrições impostas pela situação pandémica que vivemos, dentro do possível, os alunos de cada uma das turmas envolvidas tiveram oportunidade de praticar e explorar alguns dos conceitos científicos abordados nas aulas e, deste modo, dar sentido às suas aprendizagens.