Clube Europeu

O Clube Europeu Agrupamento D. Maria II é um projeto integrado na Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus, da responsabilidade do Ministério da Educação. Pretende-se dinamizar atividades no domínio da educação europeia.

O Clube é composto por professores e grupos de alunos que procuram desenvolver um conjunto de atividades com vista a alargar os conhecimentos sobre a União Europeia, visando contribuir para uma cidadania participada.

Objetivos do Clube Europeu

Criar um espírito europeu entre os seus membros e transmiti-los aos restantes membros da comunidade escolar.

Desenvolver a literacia europeia.

Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu.

Promover a compreensão e tolerância recíprocas.

Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade nos alunos relativamente à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Com o apoio das entidades competentes, promover ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
- A Europa (aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos);
- As instituições da União Europeia e do Conselho da Europa;
- Os Estados-membros da União Europeia (aspetos da vida política, social, cultural);
- O património cultural e natural da Europa;

Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea.

Para mais informações sobre o Clube Europeu e seu funcionamento, consultar a Equipa Coordenadora do Clube:
Professora Manuela Ventura
Professora Paula Ferreira
Professora Isabel Carvalho
Professora Gina Meleiro (Arnoso)