PROJETO ERASMUS +

1ª Mobilidade - Formação em Florença

De 11 a 16 de novembro, três docentes do nosso Agrupamento, participaram no Curso de Formação “Designing Inclusive Learning Environments”, que se realizou em Florença - Itália.
As docentes Ana Margarida Lemos, Margarida Marques e Maria Manuel Azevedo, representaram condignamente o Agrupamento nesta aventura formativa, em contexto europeu. Foram debatidas culturas, políticas e práticas inclusivas. As referidas docentes mostraram-se empenhadas e comprometidas com a internacionalização do Agrupamento e com a aplicação dos conhecimentos adquiridos com vista à melhoria do sistema educativo português.
Nesta formação, participaram docentes de instituições espanholas, romenas, palestinianas e um agrupamento de escolas de Lisboa, facto este que possibilitará no futuro o estabelecimento de parcerias internacionais para o Agrupamento.
No primeiro dia, as nossas representantes apresentaram o Agrupamento expondo um pequeno vídeo que foram comentando. No sentido da comunidade escolar acompanhar esta mobilidade, as docentes enviaram durante os cinco dias de formação um Diário de Bordo, refletindo conjuntamente as aprendizagens diárias.
Esta formação marcou o arranque do “Projeto Internacionalizar para Incluir e Inovar”, selecionado e financiado pelo Erasmus+, com o objetivo de internacionalizar, melhorar e alargar conhecimentos dos docentes sobre metodologias de ensino inovadoras, implementação de estratégias de trabalho colaborativo e promoção de ambientes educativos inovadores.