No passado dia 29 de setembro, os alunos do Clube Europeu da AE D Maria II dinamizaram o Peddy-Paper, VOLTA À EUROPA EM FERROVIA – Vila Nova Famalicão a Helsínquia. Este evento, realizado ao ar livre, cumprindo as normas de segurança ainda exigidas, insere-se no âmbito das atividades realizadas pelo Clube Europeu do Agrupamento e incluído na temática do concurso dos Clubes Europeus 2020-2021: “Pacto Ecológico Europeu - O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável”.

O Peddy-Paper simulou uma viagem de comboio entre a cidade de V N de Famalicão e a capital da Finlândia, Helsínquia, com paragens obrigatórias em várias cidades europeias, Porto, Paris, Bruxelas, Berlim, Varsóvia, Vilnius e Riga. Em cada paragem houve questões obrigatórias a responder por cada equipa sobre essas cidades, as suas estações ferroviárias, os seus monumentos, o comboio e a mobilidade sustentável. Em caso de dúvida, as equipas podiam, através da leitura de um QR Code, consultar a documentação de apoio sobre a cidade em causa. Inscreveram-se dez equipas dos 2º e 3º ciclos, compostas por três elementos cada, que responderam ao quizz, munidas de telemóvel com ligação à internet em, obrigatoriamente, 60 minutos.

A atividade, embora fosse uma competição, decorreu num clima afável, de grande entreajuda e cooperação entre os elementos das equipas, não se perdendo de vista  o objetivo de chamar a atenção para a importância do transporte ferroviário enquanto promotor da sustentabilidade e do espírito de cidadania europeia.

Previous Next

Nos dias 16 a 18 de novembro, no âmbito da estratégia de internacionalização em curso no Agrupamento de Escolas D. Maria e no sentido do reforço da colaboração à escala europeia, recebemos a visita das professoras Verónica Martin e Eva Sotto, da Escola Rubén Dário, Barcelona, para atividades de JobShadowing. Nesta visita para fins de aprendizagem e partilha de aprendizagens profissionais, as professoras contactaram com docentes do 1º e 2º ciclos de algumas escolas do agrupamento: Centro Escolar Louro-Mouquim-Lemenhe, Escola D. Maria II, Escola de Vale S. Cosme e Escola Conde de Arnoso. Durante a sua estadia entre nós, as professoras dinamizaram um Workshop sobre Trabalho Cooperativo e Avaliação, onde exemplificaram, de forma muito prática, algumas técnicas para envolvimento dos alunos no processo de avaliação, estratégias para emissão de feedback e avaliação de pares. Foi um momento de partilha muito interessante e, sobretudo, muito esclarecedor, sobre o modo como a avaliação pedagógica pode ser integrada nas práticas quotidinanas de sala de aula e no processo de ensino e aprendizagem. 

Previous Next

A comemorção dos Erasmus Days 2021 decorreu nos dias 13 e 14 de outubro no Agrupamento de Escolas D. Maria II, com o objetivo de divulgar as as atividades já realizadas no âmbito dos projetos em curso, nomeadamente projetos de parcerias estratégicas.

Nestes dias foi atualizada a informação no Erasmus Corner, onde se expusarem resultados das atividades já realizadas  e foram divulgadas oportinidades para a participação de alunos e professores no presente ano letivo. 

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados a planear a sua participação na aventura Erasmus+. 

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro comemoram-se em toda a Europa os Erasmus Days.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II aderiu a esta iniciativa, cumprindo o duplo propósito de, por um lado, partilhar a experiência já adquirida pelo envolvimento nos projetos em curso e, por outro lado, envolver a comunidade nos novos projetos aprovados no âmbito das parcerias estratégicas, para o biénio 2020-2022. 

Pág. 1 de 32