Estão previstas para o presente ano letivo atividades em mobilidade para os seguintes projetos:

• Projeto Exchange for Change - acompanhamento de alunos do 3º ciclo (9ºano) - Mobilidade a Vaasa, Finlandia, de 2 a 6 de maio.
  • Projeto Global Students - acompanhamento de alunos do 2º e 3º ciclo (do 6º ao 8º anos) - Mobilidade à Dinamarca, de 25 a 29 de abril.
  • Projeto Culture and Nature-Based Solutions - acompanhamento de alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos)- Mobilidade a Sevilha, de 28 de março a 1 de abril.

Podem ser selecionados para participar no Projeto Erasmus+ (KA2) os docentes dos alunos dos 2º e/ou 3º ciclos envolvidos nos projetos. Serão preferencialmente selecionados os candidatos que:

1. Revelem satisfatório nível de competência comunicativa em língua inglesa (B1 ou superior).
  2. Demonstrem envolvimento nas ativades Erasmus já dinamizadas ou em curso no agrupamento.
  3. Possuam experiência na dinamização de projetos e clubes, em particular projetos eTwinning.
  4. Possuam experência de participação em atividades de mobilidade com aluno (em outras escolas) ou no acompanhamento de alunos em viagens de longa duração (já dinamizadas no AE D. Maria II).
  5. Demonstrem compromisso com as atividades e a disseminação dos projetos.
  6. Respondam totalmente ao questionário de candidatura.
  7. Os docentes não selecionados farão parte de lista de reserva ordenada, sendo chamados para
    mobilidades ainda a realizar no próximo ano letivo.

A seleção dos docentes será da responsabilidade de uma comissão coordenadora das mobilidades Erasmus+ (Equipa de Projetos Erasmus e Diretora). Os membros desta comissão irão fazer a apreciação das candidaturas apresentadas, verificando o cumprimento de todas as alíneas deste regulamento, atribuindo a cada critério um valor entre 1 e 10 pontos, de forma a poder ordenar os candidatos.

• Projeto Exchange for Change - alunos do 3º ciclo (9ºano) - Mobilidade a Vaasa, Finlandia, de 2 a 6 de maio
  • Projeto Global Students - alunos do 2º e 3º ciclo (do 6º ao 8º anos) - Mobilidade à Dinamarca, de 25 a 29 de abril.
  • Projeto Culture and Nature-Based Solutions - alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos)- Mobilidade a Sevilha, de 28 de março a 1 de abril

Podem ser selecionados para participar no Projeto Erasmus+ os alunos do 2º e/ou 3º ciclos que se candidatem e cumpram os seguintes critérios:

1. Revelem competência comunicativa em língua inglesa satisfatória (confirmado junto do respetivo professor de Inglês)
  2. Demonstrem comportamento considerado adequado em todas as disciplinas e no recinto escolar (confirmado junto do respetivo Diretor de Turma)
  3. Demonstrem autonomia, responsabilidade e cooperação (confirmado junto do respetivo conselho de turma)
  4. Respondam totalmente ao questionário de candidatura. Será dado especial relevo à questão onde explicitam a sua motivação para participar no projeto.
  5. De entre os alunos que cumpram os requisitos inumerados nos pontos anteriores, será dada preferência aos que frequentem /participem nos Clubes do Agrupamento (ex: Clube Europeu; Ciência; …) e nas atividades Erasmus ou eTwinning em curso.
  6. Os alunos não selecionados farão parte de lista de reserva ordenada, sendo chamados sempre que houver alguma dispensa ou desistência de qualquer aluno selecionado.

A seleção dos alunos será da responsabilidade de uma comissão coordenadora das mobilidades Erasmus+ (Equipa de Projetos Erasmus e um elemento da Direção designado pela Diretora).

Os pais / tutores legais do aluno, após ter sido selecionado, deverão dar autorização para participar no Projeto, para publicação/ partilha dos trabalhos dos seus educandos, bem como autorização para uso da sua imagem no âmbito das atividades em que se envolvem.

Será motivo de exclusão a não entrega de documentos solicitados dentro fora do prazo definido.

Qualquer esclarecimento ou dúvida deverão contactar a Equipa Coordenadora dos Projetos Erasmus do AE D. Maria II.

Projeto Global Students - alunos do 2º e 3º ciclo (do 6º ao 8º anos) - Mobilidade à Dinamarca, de 25 a 29 de abril ou 2 a 6 de maio (a confirmar)

Projeto Culture and Nature-Based Solutions - alunos do 3º ciclo  (7º, 8º e 9º anos)- Mobilidade a Sevilha, de 28 de março a 1 de abril.

A candidatura deverá ser feita através do link https://forms.gle/g76jNbRPfKigbyTSA

1 - Revelem competência comunicativa em língua inglesa satisfatória (confirmado junto do respetivo professor de Inglês).
     2 - Demonstrem comportamento considerado adequado em todas as disciplinas e no recinto escolar (confirmado junto do respetivo Diretor de Turma).
     3 - Demonstrem autonomia, responsabilidade e cooperação (confirmado junto do respetivo conselho de turma)
     4 - Respondam totalmente ao questionário de candidatura. Será dado especial relevo à questão onde explicitam a sua motivação para participar no projeto.
     5 - De entre os alunos que cumpram os requisitos inumerados nos pontos anteriores, será dada preferência aos que frequentem /participem nos Clubes do Agrupamento (ex: Clube Europeu; Ciência Viva; Eco-Escolas) e nas atividades Erasmus ou eTwinning em curso.
     6 - Os alunos não selecionados farão parte de lista de reserva ordenada, sendo chamados sempre que houver alguma dispensa ou desistência de qualquer aluno selecionado.

A seleção dos alunos será da responsabilidade de uma comissão coordenadora das mobilidades Erasmus+ (Equipa Coordenadora de Projetos Europeus, um elemento da Direção designado pelo Diretor).

Os pais / tutores legais do aluno deverão dar autorização para participar no Projeto, para publicação/ partilha dos trabalhos dos seus educandos, bem como autorização para uso da sua imagem no âmbito das atividades em que se envolvem.

Elisa Saraiva e Manuela Ventura