PROJETO ERASMUS " TOGETHER FOR A GREEN EUROPE"

Entre os dias 13 e 16 de junho, cinco alunos e duas professoras da EB Conde de Arnoso – AE D. Maria II, participaram no Projeto Erasmus” Together for a Green Europe “em Istanbul, Turquia na Escola SULTANTEPE “Prof. Dr. CEMIL TAŞÇIOĞLU ORTAOKULU. A receção começou com uma canção, seguida de uma dança tradicional cheia de ritmo, envolvendo cordialmente todos os presentes. São parceiros neste projeto - Portugal, Turquia, Tenerife (Espanha), Roménia e Itália. Das várias atividades realizadas no âmbito do tema “Enjoy the Nature”, dá-se enfoque à realização de experiências na área das ciências, pintura de pedras, sensibilizando os alunos para a questão da poluição e para a necessidade urgente em alterar hábitos de consumo para preservação do planeta. Os intervenientes também semearam, plantaram diferentes flores e vegetais. Tiveram oportunidade de degustar produtos orgânicos produzidos na horta da escola, entre eles, pepinos e framboesas.

Além das tarefas realizadas na escola, houve possibilidade de ampliar horizontes culturais e gastronómicos da região. Os grupos participaram no Bospherous tour, num Ferry boat ao largo do Mar Mármara que marca o limite dos continentes Asiático e Europeu na Turquia. Ainda numa perspetiva cultural os grupos foram convidados a conhecer duas mesquitas “Hagia Sophia e Blue Mosques”, de grande beleza e interesse turístico. A primeira é uma estrutura bizantina, construída como catedral cristã, no século VI (532–537). Nos séculos seguintes tornou-se um museu e, depois, novamente mesquita, até aos nossos dias. “Blue mosque” é um triunfo em harmonia, proporção e elegância, construída num estilo clássico otomano, apresentando um magnífico exterior e interior. Também foi foco de visita o Grand Bazar Egípcio e Turco de Istanbul, sendo um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. Há uma panóplia de especiarias, cerâmicas, tapetes, joias, roupas típicas e tecidos, lojas de souvenirs, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçado (incluindo falsificações das marcas mais populares no mundo).

A comunidade escolar turca recebeu-nos calorosamente, desenvolvendo-se competências sociais, linguísticas e culturais.