Projeto eTwinning "Let's Make Friends Fur-Ever"

O projeto eTwinning "Let's Make Friends Fur-Ever" desenvolvido com alunos do 1º ciclo visava levar os alunos a investigar e descobrir o papel desempenhado pelos animais de estimação nas nossas vidas, bem como aprender a cuidar deles. O projeto pretendia desenvolver áreas como as competências sociais, o trabalho colaborativo e a aprendizagem independente, ao mesmo tempo que desenvolvia as suas competências de comunicação e escrita em inglês.

Durante o ano, foram realizadas várias atividades:

• Criação do Logótipo para o Projeto: os alunos desenharam propostas para o logo do projeto. Depois, cada escola parceira votou nos logos preferidos.
  • Conhecer os países parceiros e a sua cultura: foram feitas algumas atividades cujo objetivo era permitir que os alunos aprofundassem o conhecimento sobre os países envolvidos no projeto, bem como algumas características, curiosidades e diferenças culturais.
  • Apresentação: num padlet, os alunos das diferentes escolas parceiras apresentaram-se, bem como aos seus animais de estimação.
  • Cuidados a ter com os animais: os alunos fizeram posters com conselhos sobre os cuidados que devemos ter com os nossos animais de estimação.
  • Campanha da angariação de alimentos e visita do Centro de Recolha Animal e de um Veterinário: uma das atividades preferidas foi a campanha de recolha de alimentos e brinquedos para os nossos amigos patudos, dinamizada na escola. Estes foram doados ao Centro de Recolha Animal, que nos fez uma visita e falou sobre o seu trabalho. Também tivemos a visita de uma veterinária, que explicou alguns cuidados a ter com os animais de companhia e simulou uma consulta.
  • eBook “Pets”: a atividade final foi a criação de um livro digital com poemas, ilustrações e histórias sobre os nossos animais de estimação.