Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II dinamizou um conjunto de atividades em parceria com o Centro Ciência Viva de Guimarães – Curtir Ciência.

Foram dinamizados workshops destinados aos alunos do 8º ano da Escola Básica Conde de Arnoso e Escola EB 2,3 D. Maria II. Esta iniciativa contou com a colaboração dos docentes de Ciências Naturais que lecionam este ano de escolaridade em ambas as escolas.

Os workshops dinamizados tiveram por base o kit “PoluirNão”, que faz parte da Oferta Educativa do Curtir Ciência e permite explorar alguns dos impactos ambientais causados pela ação humana, em particular, os que se prendem com a contaminação das águas por ação de plásticos de diferentes densidades, o efeito dos mioplásticos, a questão das descargas poluentes e consequente contaminação das águas dos aquíferos por infiltração, o efeito dos óleos sobre a biodiversidade, em particular a biodiversidade marinha, e a origem das chuvas ácidas e seus efeitos.  

Apesar das restrições impostas pela situação pandémica que vivemos, dentro do possível, os alunos de cada uma das turmas envolvidas tiveram oportunidade de praticar e explorar alguns dos conceitos científicos abordados nas aulas e, deste modo, dar sentido às suas aprendizagens.

Tendo em conta o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico e secundário, e ensino profissional, através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi lançado em outubro de 2021 o concurso para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, que na primeira fase de criação dos Clubes Ciência Viva na Escola, já havia aderido à rede, com um clube em funcionamento desde 2018 na escola sede, responsável pela dinamização de inúmeras atividades junto da comunidade educativa (ver Blog Ciência no Pátio da Nossa Escola http://miudosbioconcientes.blogspot.com/), algumas delas de reconhecido mérito e agraciadas com prémios em diversos concursos, vê agora reforçada a sua posição.

Tendo em vista o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi elaborada e aprovada a proposta denominada “Ciência por Miúdos” a funcionar na Escola Conde de Arnoso. A proposta foi avaliada com a pontuação máxima e será disponibilizada a verba necessária para a implementação de um espaço educativo inovador, destinado ao pré-escolar e o 1º ciclo, tendo como foco temático a integração das ciências fundamentais com a arte e a tecnologia, em particular com recurso à programação e robótica, procurando desde tenra idade o desenvolvimento de pensamento computacional e o recurso às tecnologias, como forma de aprender a resolver problemas complexos, apenas passíveis de serem resolvidos através de abordagens interdisciplinares, como é o caso daqueles que a humanidade enfrenta atualmente.

Será, assim, criado um espaço de educação não formal, baseado no modelo de ambiente educativo ativo e inovador, a funcionar em local devidamente identificado pela comunidade, onde a aprendizagem das ciências e tecnologias possa ocorrer de forma sustentada, mas adaptada à faixa etária do público-alvo que se pretende atender. Este espaço, pretende também ser o “motor” da inovação curricular na escola e no agrupamento, na medida em que irá gerar dinâmicas e sinergias potenciadoras de abordagens interdisciplinares, com enfoque STE(A)M, desafiando docentes e alunos a dinamizar outros projetos que não fiquem circunscritos aos muros da sala do clube.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II vê assim reforçada a sua posição enquanto escola promotora de literacia científica, não só dos seus alunos, mas também da comunidade onde se insere, com a integração de dois clubes na Rede Nacional de Clubes Ciência Viva.

Foram apresentados, na I Conferência Nacional Educação STEM, que decorreu a 17 de julho, os resultados do trabalho dinamizado em Física e Química, com os alunos da turma 9º A do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito da participação no projeto GoSTEM. Esta conferência foi organizada pelo Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Projeto GoSTEM tem como principal enfoque o estudo da influência da implementação de abordagens STEM no interesse e motivação dos alunos. A abordagem STEM integra objetivos de aprendizagem, conteúdos e práticas de três das áreas de Física, Engenharia, Tecnologia e Matemática.

Neste caso concreto, adotou-se uma abordagem de Engenharia Reversa para abordagem da eletricidade, na qual os alunos tiverem de partir da compreensão do funcionamento de um circuito oculto numa caixa mistério e também da reciclagem e reutilização de componentes elétricos de equipamentos velhos. A abordagem permitiu a criação de um ambiente de aprendizagem onde os alunos têm oportunidade de questionar e aprender de forma empírica com atividades hands-on para descobrir novos conceitos e desenvolver novos conhecimentos. Os alunos foram desafiados a planear e desenvolver atividades práticas para aprender sobre práticas de engenharia e aprofundar conteúdos das disciplinas STEM.

Os resultados mostram que os alunos participaram ativamente nas várias tarefas propostas, em particular, naquelas que implicaram maior componente de desafio. Sentiram-se intelectualmente estimulados com as tarefas que envolveram verdadeira colaboração, criatividade e necessidade de resolver problemas.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: