PROJETO ERASMUS: EXCHANGE FOR CHANGE MOBILIDADE EM VIREUX WALLERAND, FRANÇA

Um grupo de alunos do 9ºAno da Escola D. Maria II, acompanhados por professores, participou na segunda mobilidade do Projeto Erasmus Exchange for Change em Vireux Wallerand, França, entre os dias 17 e 22 de outubro passado.  Esta parceria da nossa escola com congéneres de França, Finlândia e Suécia visou especificamente a proteção da floresta e a reciclagem do papel, numa perspetiva de implementação de práticas de sustentabilidade ambiental.

O programa de trabalho para este evento começou pela apresentação dos participantes e a visita à escola anfitriã, localizada na região das Ardenas- Champagne, junto à fronteira belga. Durante a semana, os alunos das diversas escolas envolvidas participaram no normal dia de aulas do Collège Charles Bruneau, experienciando, através do trabalho partilhado, o conhecimento e a compreensão de outras culturas, melhorando as suas competências linguísticas e reforçando a tolerância e o sentimento de pertença europeia.

Das atividades desenvolvidas nesta mobilidade, destacamos as palestras temáticas e as atividades culturais. A semana iniciou-se com uma sessão dinamizada pelos técnicos ambientais do Parc Naturel Regional des Ardennes, seguida de uma caminhada e visita guiada ao parque natural, onde se realçou a importância da preservação da floresta e o seu papel no combate às alterações climáticas, não se olvidando a necessidade de preservar a flora autóctone, mais resistente ao flagelo do fogo. Nesta floresta, foi possível observar, ainda, marcas dos bombardeamentos sofridos durante a 2ª Guerra Mundial.

Houve oportunidade de visitar o Instituto Internacional da Marionete, localizado em Charleville-Mézières, capital das Ardenas. Nesta escola superior artística, o grupo internacional teve o ensejo de assistir ao ensaio de um espetáculo com máscaras, dirigido pelo realizador residente, assim como observar o fabrico de diferentes espécies de marionetes, onde se usam grandes quantidades de papel, visionando-se a reciclagem deste material. Houve, ainda, lugar a uma visita ao Museu de Charleville, dedicado à história desta importante região francesa e também à memória do fabrico artesanal de marionetes, motivo da fama europeia daquela cidade.

Do programa da mobilidade, fez também parte uma importante visita à Universidade de Ciência de Reims, especificamente ao seu Laboratório de Pesquisa Molecular e Atmosférica, onde houve encontros com diversos cientistas que palestraram e conversaram com o grupo, explicando as diversas pesquisas e projetos em curso, colocando sobretudo a tónica na questão da pegada carbónica e das alterações climáticas, realçando aos jovens a responsabilidade que todos temos em tomar atitudes sustentáveis, contribuindo, assim, para a preservação do nosso planeta. A importante catedral gótica de Reims não foi esquecida, pelo que ali se realizou também uma visita, guiada por historiadores locais.

Em atividades conjuntas na escola francesa, os alunos mostraram o trabalho realizado nas escolas nacionais para este projeto, cujo objetivo principal é a implementação de atitudes mais sustentáveis, e, em grupos internacionais, efetuaram diversas apresentações sobre as aprendizagens feitas durante a semana, que partilharam com todo o grupo.

Esta mobilidade foi plena de aprendizagens enriquecedoras e de estreitamento de laços, que os alunos da Escola D. Maria II não esquecerão e que, certamente, terão impacto no seu futuro.

Importa, ainda, registar que o próximo encontro do Projeto Erasmus Exchange for Change terá lugar na Suécia e será dedicado ao consumo energético.

Pelo grupo Erasmus

Maria Manuela Ventura