COMEMORAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA EB D. MARIA II

Nas últimas duas semanas do corrente mês de dezembro, estiveram patentes na Escola D. Maria II diversos trabalhos comemorativos dos direitos humanos. Esta atividade foi dinamizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em articulação com o Clube Europeu e realizou-se a propósito do Dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado a 10 de dezembro, marcando a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

As várias atividades são reflexo de diferentes abordagens ao problema dos direitos humanos, com base numa perspetiva de passado histórico e problemas presentes nas sociedades do século XXI. Assim, realizaram-se investigações históricas sobre a escravatura no século XVIII, mas também as que persistem na atualidade, fazendo-se cartazes, evocando o incumprimento de importantes direitos. Os alunos decoraram sapatos velhos, tendo como inspiração o monumento, nas margens do rio Danúbio, que homenageia os judeus húngaros mortos durante a 2ª Guerra Mundial, mas também os refugiados que fogem da guerra que grassa na Europa na atualidade. Fizeram-se pulseiras com artigos da declaração dos direitos Humanos, distribuíram-se pela comunidade escolares embrulhos surpresa com frases sobre os Direitos Humanos. O Clube Europeu pintou duas grandes faixas, colocadas na entrada da Escola sede, apelando a que os direitos humanos se cumpram e sejam iguais para todos.