Previous Next

A Arte urbana é uma forma de sensibilizar para a preservação e valorização dos ecossistemas e também conservar o espaço público dentro do recinto escolar.

            A pintura feita num muro da Escola Conde de Arnoso, com tinta acrílica, foi utilizada como forma de promover a defesa de um conjunto de elementos que compõem o ecossistema escolhido - a polinização das abelhas. Para isso, no Clube de Artes, orientado pela Professora de Educação Visual, Margarida Marques, em articulação o projeto Eco-Escolas, foi abordada a importância da sustentabilidade, bem como da biodiversidade do nosso planeta.

            Após a escolha do ecossistema a ilustrar, partiu-se para a elaboração/desenho do projeto. De seguida, e feita a limpeza do muro, foi dada a tinta base (primário). Depois, passada a imagem no muro e, finalmente, preparadas as tintas, rolos, trinchas e pincéis. E…mãos à obra!

            A dinamização desta atividade possibilitou aos vinte alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) a participação num projeto multidisciplinar, que lhes permitiu transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo, organizar o espaço e os materiais e trabalhar em equipa.

Clube das Artes e Projeto Eco-Escolas

Previous Next

𝕆𝕤 𝕄𝕚ú𝕕𝕠𝕤 𝕒 𝕍𝕠𝕥𝕠𝕤 estão de volta! Trata-se da sétima edição desta iniciativa, organizada pela ℝ𝕖𝕕𝕖 𝕕𝕖 𝔹𝕚𝕓𝕝𝕚𝕠𝕥𝕖𝕔𝕒𝕤 𝔼𝕤𝕔𝕠𝕝𝕒𝕣𝕖𝕤 e pela 𝕍𝕀𝕊Ã𝕆 𝕁ú𝕟𝕚𝕠𝕣, que visa promover o desenvolvimento de 𝕔𝕠𝕞𝕡𝕖𝕥ê𝕟𝕔𝕚𝕒𝕤 𝕕𝕖 𝕝𝕖𝕚𝕥𝕦𝕣𝕒 e de 𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕒𝕟𝕚𝕒 𝕒𝕥𝕚𝕧𝕒, num projeto que permite perceber aos alunos para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Caros 𝕒𝕝𝕦𝕟𝕠𝕤 𝕕𝕠 𝟚.º 𝕔𝕚𝕔𝕝𝕠, no dia 7 de março, votem para ajudar a eleger os livros mais fixes!

Natália Paiva

Previous Next

No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, realizaram-se duas palestras subordinadas ao tema “Saúde mental dos jovens - que desafios? Que respostas?”, nos passados dias, 15 de novembro de 2022 e 13 de dezembro de 2022, pelas 10h. na EB Conde de Arnoso e pelas 11h30 na EB Dª Maria.

            Quisemos que as palestras tivessem oradores com visões diferentes sobre o tema em análise, tendo a escolha recaído sobre a Dr.ª Tânia Pinto (Psicóloga clínica na Unidade de Crianças e Adolescentes do Serviço de Consultas da Faculdade de Psicologia da Universidade Porto) e o Dr. Pedro Oliveira (Vereador do Desporto, Associativismo e Cultura na Câmara Municipal de Famalicão). Participaram nesta atividade alunos de várias turmas do 2º e 3º ciclos de escolaridade. Esta foi uma oportunidade de, através de diferentes perspetivas, educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões; incentivar a reflexão e debate sobre o tema e estimular a capacidade de expressão e argumentação.

Os alunos demonstraram muito interesse e motivação através de uma participação dinâmica ao longo das sessões.

 

Neste Natal,  em que a Paz, a Harmonia e os Afetos são vitais e desejáveis, os docentes do Grupo Disciplinar de Inglês, em articulação com a Biblioteca Escolar e com a colaboração de outros colegas do Departamento de Línguas, exploraram a Ferramenta Digital Voki.com, preparando um vídeo com mensagens natalícias plurilingues dirigidas a toda a Comunidade Famalicense e ao mundo.
Sendo uma atividade inclusiva ao nível das línguas, foi também inclusiva com a participação dos alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA) das duas escolas do Agrupamento. 
Votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo tal como o desejamos!
Previous Next

As turmas do 7.ºJ, 7.ºH e 9.ºJ estiveram envolvidas num espetáculo imersivo, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no passado dia 14 de dezembro.

 

Três atores do Teatro da Didascália protagonizavam uma banda rock e os alunos, em palco, vibraram com sons, palavras e gestos. O cantor estava acompanhado por uma baterista mulher e por um guitarrista homem e nos intermezzos das cantigas vinha a História do rock.

Ficaram os nomes de algumas bandas e outras tantas pessoas e o cantor associou ao rock a liberdade e a luta, uma ânsia e uma gralha (o pássaro!) …

Nesta Escola fora de portas, alunos e professores saem da sala de aula… fazem um desvio da rotina diária da escola para ir ao encontro do enriquecimento pessoal e vivencial, deixando invadir-nos pela arte, pela informalidade, espontaneidade e cidadania!

 Maria José Morais

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: