“O Clube da Matemática”, destina-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e decorrerá na sala 5 (Sala da Matemática), durante todo o ano letivo. As diferentes atividades matemáticas aí sugeridas pelo grupo disciplinar de Matemática, terão como principal objetivo, promover o sucesso dos alunos, encontrando formas de proporcionar a Matemática a todos, ajudando-os a desenvolver a sua própria compreensão.

Os alunos do Clube Ciência Viva na Escola estão a desenvolver um projeto dedicado à construção de fornos solares, com o objetivo de os sensibilizar para a urgência de recorrer às energias renováveis, aumentando a informação relativamente à forma como estas fontes de energia podem ser mais amplamente utilizadas.

A metodologia de trabalho, com enfoque STEAM, é essencialmente a metodologia de projeto (Project Based Learning - PBL), de forma a chamar a atenção para as vantagens e desvantagens de cada forma energia, aumentar o conhecimento relativamente à forma como cada uma pode ser potenciada e desenvolver o espírito crítico dos alunos, sensibilizando-os para a utilização das renováveis.

No dia 30 de junho a professora Elisa Saraiva teve a oportunidade de visitar o ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor). Trata-se do reator experimental de fusão nuclear baseado na tecnologia por confinamento electromagnético (Tokamak) localizado em Cadarache, França, já numa fase muito avançada de construção. Nesta visita, a convite da Comissão Europeia e da GOPA Com, participaram 21 professores de Fisica europeus, com o objetivo de, em conjunto, equacionarem formas de melhor integrar a temática da Fusão Nuclear nos currículos dos alunos.

O ITER é um dos projetos energéticos mais ambiciosos do mundo de hoje, onde 35 nações colaboram para construir o maior tokamak do mundo, um dispositivo projetado para demonstrar a viabilidade da fusão como uma fonte de energia em larga escala e livre de carbono, baseada no mesmo princípio que alimenta o nosso Sol e as estrelas.

O principal objetivo do ITER é a investigação e demonstração de plasmas em fusão - plasmas nos quais a energia dos núcleos de hélio produzidos pelas reações de fusão é suficiente para manter a temperatura do plasma, reduzindo ou eliminando a necessidade de aquecimento externo. O ITER também testará a disponibilidade e integração de tecnologias essenciais para um reator de fusão (como ímãs supercondutores, manutenção remota e sistemas para eliminar a energia do plasma) e a validade dos conceitos de módulos de criação de trítio que levariam, em um reator futuro, à auto-suficiência de trítio.

Milhares de engenheiros e cientistas contribuíram para o projeto do ITER desde que a ideia de um experimento internacional conjunto em fusão foi lançada pela primeira vez em 1985. Os Membros do ITER - China, União Europeia, Índia, Japão, Coreia, Rússia e Estados Unidos - continuam ativamente empenhados em manter uma colaboração de décadas para construir e operar o dispositivo experimental do ITER e, juntos, fazer da fusão nuclear a grande alternativa energética no futuro.

O professor Braulio Vilaça desde o início do ano tem dinamizado atuividades na área da robótica e do pensamento computacional com as turmas do 1.º Ciclo da EB Conde de Arnoso, recorendo essencialmente a recuros de progarmação tangível como é o caso dos Bee Bots.

Com este recursos tem sido trabalhada, maioritariamente, a área da Matemática.

No âmbito das atividades dinamziadas semanalmante no Clube Ciência por Miúdos os alunos realizaram atividades de Robótica e Programação, mas seguindo já uma abordagem STE(A)M. Nesta sessão os alunos tiveram a possibilidade de simular o sistema de eco-localozação dos cetácios, recorrendo a programação por blocos e usando sensores integrados em placas microbit.

Pág. 1 de 9