No âmbito do programa Eco-Escolas, e da atividade “Poster Eco-Código”, a turma do 6ºH da Escola Básica Conde de Arnoso), sob a orientação do Professor Coordenador Eco-Escolas, Júlio Gonçalves, e das Professoras Isaura Leite e Elisabete Freitas, construiu, coletivamente, um póster com uma declaração de princípios conducentes à melhoria do ambiente na sua escola, casa e região. Este código de conduta ambiental (Eco-Código) desenvolveu-se em três momentos, a saber:

  1. identificação e registo de um conjunto de atitudes e comportamentos que todos os membros da escola devem seguir;
  2. composição do fundo do póster (manualmente);
  3. inclusão do código de conduta ambiental na ilustração realizada (digitalmente).

Com a produção deste trabalho de comunicação, os estudantes têm como objetivo mostrar que somos todos responsáveis pelo nosso planeta e que é necessário concertar ações para efetivar mudanças. Logo, temos de agir como um todo (fundo – “puzzle”), onde o papel de cada um (peça do “eu”, com a forma de um ser humano) é da maior importância para que esta soma das partes faça sentido. Cada um de nós pertence (símbolo matemático “E”) e tem nas suas mãos um conjunto de soluções (siglas “C.S.”) para fazer a diferença. Basta para isso adotá-las, aplicá-las e promovê-las (regras do conjunto solução “{}”), ou seja (símbolo “V”), basta viver o Eco-Código.

Frases do Eco-Código:

  • O ciclo da poluição terá que ter um travão;
  • Ao reciclar, o planeta vais ajudar;
  • Menos lixo a boiar, mais bonito fica o mar;
  • Poupa a luz, poupa a água e evita a tua mágoa;
  • Se atirares lixo para o chão os animais morrerão;
  • Não deixes o CO2 crescer ou o gelo vai derreter;
  • Para preservar o ar, menos combustíveis deves usar;
  • Muda o “não” das renováveis para medidas palpáveis;
  • Com a poluição, a sustentabilidade é colocada em questão;
  • Se ao mundo queres pertencer as regras deves obedecer.

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi elaborado um plano de ação com um conjunto de atividades que abordam os temas da Água e da Energia e que incluem atividades de informação, participação e sensibilização ambiental.

Dado que defendemos que a sensibilização deve começar desde cedo e acreditando no enorme potencial dos nossos alunos, enquanto agentes de mudança, propusemo-nos desenvolver ações de sensibilização junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de despertar atitudes de defesa e de respeito pelas questões do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

As ações de sensibilização realizadas procuram sensibilizar os alunos para:

  • A importância de poupar e de não desperdiçar água nem energia elétrica;
  • Praticar a política dos 3Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar;
  • Reduzir o consumo da Água;
  • Reduzir o consumo de Energia Elétrica;
  • Reduzir a produção de lixo.

Nestas ações, os alunos puderam visionar uns vídeos sobre as temáticas já referidas. Os alunos dos 3.º e 4.º anos visionaram o vídeo “Agenda 2030” e os alunos dos 1.º e 2.º anos “A Turma da Mónica Um Plano para Salvar o Planeta”.

Depois de visionarem os filmes, os alunos foram dizendo o que pensavam sobre estas problemáticas, falaram do que faziam em casa para reduzir os recursos naturais, deram sugestões e comprometeram-se a ajudar a cumprir o Plano de Ação da escola.

Esta campanha pretendeu demonstrar como a mais pequena ação individual pode ter um grande impacto no bem-estar pessoal e coletivo, em particular, do planeta Terra, e que, com as pequenas ações do dia a dia, podemos tornar o planeta um lugar com menos desigualdades, em que todos têm acesso aos mesmos recursos da Natureza.

 “As minhas ações importam!”

Comemorou-se no passado dia 18 de outubro, em Guimarães, o Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas.
Foi um dia em grande! O pavilhão multiusos de Guimarães tornou-se pequeno para tanto entusiamo, inúmeras e diversificadas atividades e mostras, múltiplas entidades e convidados, docentes e alunos. Entre prémios, exposições e atividades, sobressaiu a felicidade estampada no rosto de todos. O Mundo rolou, literalmente, de mãos em mãos e deixou todos de coração cheio de esperança e resiliência para continuar o trabalho em prol do ambiente.
Ao longo do ano letivo transato, a Escola D. Maria II promoveu e participou em inúmeras atividades, envolvendo os alunos, docentes, encarregados de educação, câmara municipal, gabinete de sensibilização ambiental e demais entidades públicas e privadas que cooperaram connosco e tornaram possível a conquista deste galardão. Todos juntos, promovemos a sustentabilidade ambiental da escola e da comunidade envolvente.
Foi com enorme orgulho que recebemos a Bandeira Verde, símbolo do compromisso de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas D. Maria II por um futuro melhor.

No passado dia 28 de novembro, os alunos das Escolas Básicas D. Maria II e de Vale do Este – Arnoso Santa Maria (AE D. Maria II), assinalaram o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), no âmbito da disciplina de Inglês, iniciativa contemplada no Plano Anual de Atividades.
Em contexto de sala de aula, foi explicada aos alunos a origem desta comemoração.
Elaborou-se um cenário recreativo da viagem dos peregrinos “ Pilgrim Fathers” (da Inglaterra até à América), acompanhado com texto e imagens alusivas ao dia. A ementa do almoço foi baseada na tradição americana, constando de sopa de abóbora, perú e batatas assados, salada de legumes, milho e, como sobremesa, doce de abóbora.
Neste almoço participaram vários elementos da comunidade escolar, reinando entre todos um clima de boa disposição.

Coordenadores: Henrique Faria e Maria Manuel Azevedo

Intervenientes: Alunos do Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo

Público-alvo: Toda a comunidade educativa

Descrição:“Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.”

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: