Previous Next

Durante a semana de 28 de fevereiro a 4 de março, os professores Fernanda Martins, Fernando Fonseca e Henrique Faria participam numa atividade em mobilidade no ambito do projeto KA1 "Internacionalizar para Incluir e Inovar". Os professores irão frequentar um Curso de Formação Estruturado designado Empowerment in ICT Skills - Making Use of Technology Tools, dedicado à exploração de ferramentas digitais com potecial para inovar ao nível das metodologias em sala de aula. 

Neste Diário de Bordo, os professores participantes na atividade irão narrar, na primeira pessoa, as vivências e aprendizagens realizadas durante esta semana.

 Book titled 'Projeto KA1 Mobilidade Malta2019-1-PT01-KA101-060598Empowerment in ICT Skills'

 

Previous Next

Na semana de 29 de novembro a 4 de dezembro, três professoras do Agrupamento D. Maria II, Adelaide Lima, Amélia Granja e Gabriela Sequeira, participaram no Curso de Formação “Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”, que teve lugar em Barcelona, no âmbito do projeto Erasmus +.

Nesta iniciativa formativa, os professores puderam aprender mais sobre como gerir uma sala de aula de forma eficaz e atualizada, por meio de reflexão, observação do professor e cenários de casos que fomentam a discussão e resolução dos problemas mais comuns da sala de aula.

Por meio de atividades interativas e envolventes, todos os participantes (oriundos de Portugal, Itália, Croácia, Grécia e Eslováquia) aprenderam como aumentar a motivação, estabelecer regras de sala de aula, fornecer instruções claras, monitorizar, desenvolver relacionamentos, incorporar trabalho em pares e em grupo e obter dicas para incentivar os alunos a refletirem sobre o seu próprio comportamento. Reforçou-se a participação e a aprendizagem, utilizando técnicas e ferramentas inovadoras em contexto de sala de aula.

Durante toda a semana, as docentes mantiveram-se em contacto com o Agrupamento através da publicação de um Diário de Bordo, refletindo sobre as aprendizagens que diariamente realizavam, possibilitando, assim, o acompanhamento online da formação por parte do corpo docente do mesmo.

No presente mês, de 3 a 7 de fevereiro, três professoras do Agrupamento D. Maria II, participaram no Curso de Formação “Inclusive Education”, que teve lugar em Praga, República Checa, no âmbito do projeto Erasmus +. 

No evento formativo “Inclusive Education” abordaram-se temáticas atuais que constituem problemas comuns à grande maioria dos sistemas de ensino da União Europeia. A análise das vantagens e desvantagens ligadas à abordagem da inclusão ou da integração na promoção de uma educação de qualidade e de aprendizagens para todos os alunos constituírem o cerne desta formação. Os docentes presentes em Praga, Elisa Saraiva, Manuela Ventura e Rita Sousa, debateram e refletiram, em conjuntos com os restantes colegas europeus, sobre os riscos e barreiras da educação inclusiva, e da existência de potenciais conflitos na sala de aula. 

Esta formação englobou duas visitas de estudos a diferentes escolas da cidade de Praga, nomeadamente a uma escola privada, com alunos de 11 a 18 anos, e a uma escola pública, com alunos dos 6 aos 14 anos. Estas visitas foram igualmente uma oportunidade de se confrontarem diferentes perspetivas e práticas patentes nos diversos sistemas de ensino europeus. 

Além das docentes famalicenses, estiveram presentes instituições de ensino espanholas, romenas e gregas, permitindo a criação de laços que se irão concretizar-se no estabelecimento de futuras parcerias estratégicas. As docentes mantiveram-se sempre em contacto com o Agrupamento através da publicação de um Diário de Bordo, refletindo sobre as aprendizagens que diariamente realizavam e possibilitando o acompanhamento online da formação.

Esta formação marcou mais uma etapa do Projeto “Internacionalizar para Incluir e Inovar”, selecionado e financiado pelo Erasmus+, a decorrer neste Agrupamento.

Previous Next

Na semana de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2021 docentes do AE D. Maria II participam no Curso Estruturado "Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies", no âmbito do projeto KA1 Internacionalizar para Incluir e Inovar. 

O Diário de Bordo relativo a esta mobilidade é o que se encontra neste eBook     

1ª Mobilidade - Formação em Florença

 

De 11 a 16 de novembro, três docentes do nosso Agrupamento, participaram no Curso de Formação “Designing Inclusive Learning Environments”, que se realizou em Florença - Itália.
As docentes Ana Margarida Lemos, Margarida Marques e Maria Manuel Azevedo, representaram condignamente o Agrupamento nesta aventura formativa, em contexto europeu. Foram debatidas culturas, políticas e práticas inclusivas. As referidas docentes mostraram-se empenhadas e comprometidas com a internacionalização do Agrupamento e com a aplicação dos conhecimentos adquiridos com vista à melhoria do sistema educativo português.
Nesta formação, participaram docentes de instituições espanholas, romenas, palestinianas e um agrupamento de escolas de Lisboa, facto este que possibilitará no futuro o estabelecimento de parcerias internacionais para o Agrupamento.
No primeiro dia, as nossas representantes apresentaram o Agrupamento expondo um pequeno vídeo que foram comentando. No sentido da comunidade escolar acompanhar esta mobilidade, as docentes enviaram durante os cinco dias de formação um Diário de Bordo, refletindo conjuntamente as aprendizagens diárias.
Esta formação marcou o arranque do “Projeto Internacionalizar para Incluir e Inovar”, selecionado e financiado pelo Erasmus+, com o objetivo de internacionalizar, melhorar e alargar conhecimentos dos docentes sobre metodologias de ensino inovadoras, implementação de estratégias de trabalho colaborativo e promoção de ambientes educativos inovadores.

 

 

PROVAS

 


Professores:

 


Alunos e E.E.: